terça-feira, 14 de julho de 2015

Escola Básica 2.º, 3.º Ciclo Julio-Saúl Dias 

A importância da informação como valor probatório e de testemunho é uma das razões principais para a organização de um fundo documental de uma Instituição. O arquivo como instrumento de preservação de documentação salvaguarda a nossa história pessoal e administrativa. 
Na escola JSD uma equipa de AO orientada por uma técnica de documentação e informação está a organizar o fundo documental desta escola, que é composto por documentação produzida e recebida durante vinte anos.
Em atenção a este nobre projeto o Agrupamento foi convidado por entidades da CM de Vila do Conde a organizar o fundo  histórico arquivístico da antiga Delegação Escolar de Vila do Conde no qual irá será depositado num espaço especifico deste estabelecimento de ensino de modo a seguir um dos principais critérios arquivísticos "o principio da proveniência". 
Esta documentação além de estar a ser higienizada, organizada é selecionada segundo a Portaria 1310/2005 (Portaria que estabelece os prazos de conservação e eliminação da documentação do ensino básico e secundário). 


 Em toda a documentação é retirado todos os elementos metálicos, plásticos e outros nocivos à sua preservação.
A documentação é selada se for considerada de conservação permanente
 É organizada por áreas administrativas e pedagógicas e por ordem cronológica

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